O texto que o Mestre de Cerimônias recebe tem que ser:
1) o mais atualizado possível
2) letras grandes (eu gosto do Arial 16)
3) espaço entre as linhas.
Por que?
1) Eventos vem de eventualidades, e sempre virão novas informações como Substituição de Palestrante, troca de palestras, inclusão ou exclusão de texto de última hora. Sendo assim. Quanto mais atualizado estiver, menos alteração a mão precisará.
2) Mestre de Cerimônias não decora texto, ele lê! E do jeito mais natural possível, precisando também sempre olhar para plateia. Quando as letras são bem visíveis isso ajuda para que quando ele olha para o público e volta para o texto não se perca, e também para que facilite bem a leitura.
3) Os espaços são importantes para anotações de pronúncias, inclusão de texto, anotações de pausa e respiração da leitura e anotações variadas para facilitar sua condução do evento.
Esta foto é um exemplo como fica um pouco o texto. Este é um modelo perfeito de script que a cliente me passou. Porém nem sempre são perfeitos assim. Por isso é sempre bom estar preparado para eventualidades de texto também.
Aline - Apresentadora & Mestre de Cerimônias
Especialista em Eventos Públicos e Corporativos.
Qual a diferença básica destes 3 profissionais?
* O CERIMONIALISTA trabalha nos bastidores do evento; cabe a ele montar o roteiro da cerimônia; O CERIMONIALISTA no casamento é a pessoa que organiza tudo o que vai acontecer no evento.
* O MESTRE DE CERIMÔNIAS conduz a cerimônia de forma linear, seguindo exatamente aquilo que está no script, sua voz e sequência de condução são no mesmo tom, é uma pessoa presente durante todo o evento, mas neutra durante sua aparição; o MESTRE DE CERIMÔNIAS/CELEBRANTE DE CASAMENTO é o profissional que realiza casamentos com ou sem conotação religiosa, para pessoas das diversas religiões ou mesmo para quem não pertença a nenhuma instituição religiosa. Alguns celebrantes podem celebrar o casamento religioso com efeito civil, conforme a lei.
* O APRESENTADOR conduz a cerimônia com um tom mais informal; mesmo respeitando todas as convenções, pode acrescentar um toque pessoal à sua condução.
Dica #Precedência
Muitos eventos que vou apresentar, não tem cerimonialista, que é a pessoa responsável pelo cerimonial, e vejo as bandeiras colocadas em posições incorretas.
É função do Mestre de Cerimônias avisar o responsável do evento e pedir para corrigir a ordem. Sendo 1 o mais importante, como na foto anexa. (visão do público)
Se tiver dúvidas qual bandeira é a mais importante, isso facilmente encontrará na internet.
Todos pelo Sucesso do Evento!